domingo, 28 de Abril de 2024  04:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-06-2008

Confraria Gastronómica da Região da Bairrada


Bairrada tem nova confraria

É já no próximo dia 14, primeiro dia da Feira da Vinha e do Vinho, que a Confraria Gastronómica da Região da Bairrada realiza o primeiro capítulo, no qual serão entronizados 14 novos confrades, entre os quais Fernando Ruas, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, e José Manuel Ribeiro, deputado anadiense na Assembleia da República.

A nova associação aposta na divulgação e promoção da gastronomia regional de toda a Bairrada - Anadia, Mealhada, Cantanhede, parte de Coimbra, Oliveira do Bairro, Águeda, parte de Vagos e parte de Aveiro - e adopta por isso o "8" no logotipo. "Alusivo aos oito concelhos e porque é também o número do infinito. Como pretendemos promover, além da gastronomia, os valores intrínsecos à Bairrada, a sua cultura, consideramos ser este o símbolo adequado", explica a chanceler-mor, Maria Aguiar.

A ideia, explica, surgiu de um grupo de amigos, uns bairradinhos, outros com fortes ligações à região. "Já nos reuníamos em tertúlias, nas quais apreciávamos a gastronomia, e achámos que devíamos levar isto mais a sério", refere, sublinhando a "excelente receptividade quer da Federação Nacional de Confrarias, quer de 38 congéneres de todo o país, que já confirmaram presença. E, claro, das confrarias pelas quais serão apadrinhados: a Confraria das Almas Santas da Areosa (Aguada de Cima) e a Confraria da Pateira (Fermentelos).

Entre as iguarias que a Confraria Gastronómica da Região da Bairrada vai promover estão o leitão, os tradicionais negalhos (bucho de cabra recheado com miudezas) "e tudo o que for tradicional, dos enchidos à sardinha", diz Maria Aguiar.

Os trajes prometem inovação: um corte fidalgo com cores alusivas aos concelhos da Bairrada, nomeadamente o lilás, o verde e o prateado, o chapés de aba larga preto, com o "8" cravejado na aba direita.

Tânia Moita

tania@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®